E aí, será que vale a pena viajar por agência? Ou é melhor e mais barato viajar organizando tudo por conta própria?
Essa é a pergunta que não quer calar…
Nesse post vamos tentar responder essa pergunta que a tanto tempo vem gerando dúvida para os mais variados públicos. Então, sem mais delongas, vamos nessa.
Todo mundo tem na família ou conhece alguém desenroladão, aquele que sempre viaja só ou é quem organiza tudo nas viagens entre amigos e diz economizar muita grana cuidando ele mesmo do roteiro, afinal está tudo aí na internet acessível a todas as pessoas a um clique.
A parte do “acessível a um clique” é verdade e pode até ser que vez ou outra role uma economia de dinheiro, porém não é sempre assim!
A questão é que viajar por agência ou por conta própria depende do viajante. Isso porque cada pessoa tem um perfil de viajante, umas mais desenroladas, aventureiras e outras que gostam de praticidade e comodismo e isso influencia totalmente no tipo de viagem.
Para ajudar a entender melhor isso, seguem alguns exemplos:
Viagem por conta própria:
Tudo acontece por conta da pessoa, desde o planejamento do roteiro, compra das passagens, tícktes de trem/metrô se houver, transfers, deslocamentos no destino, hospedagens, refeições, atrações turísticas e tudo mais que estiver disponível e dentro dos planos do viajante.
Esse cenário para uma pessoa desenrolada pode ser entusiasmante e até divertido, mas imprevistos podem acontecer e para isso se faz necessário que a pessoa saiba lidar com esse tipo de situação, seja comunicativa e preferencialmente ter um domínio considerável de tecnologia (de celular pelo menos).
Entretanto pense comigo: você organizou um rolê pela Europa, a viagem dos seus sonhos! Olhou roteiro, comprou as passagens de avião, hospedagem, até o transfer do aeroporto para o hotel. Na sua viagem estão inclusos 3 países. Vai entrar por um, passar por outro e voltar ao Brasil por um terceiro.
Está tudo certo, bilhetes à mão, checou os itinerários e os vouchers de hospedagem.
Viajou, chegou na Europa, curtiu o primeiro país tranquilamente mas em meio a excitação de viajar para fora e tanta informação para cuidar, esqueceu de comprar os tickets do trem para ir do país de entrada para o segundo país. E agora o que fazer?
Nesse ponto (acredite, pode acontecer) se você não for alguém com iniciativa, o que era pra ser a viagem dos sonhos pode se transformar num enorme pesadelo! Exemplifico!
Imprevistos acontecem…
Um cliente e também amigo, em seu primeiro mochilão (viagem por conta própria) para a Europa, foi acompanhado de um casal de primos, tendo eles planejado tudo nos mínimos detalhes.
Passagens, hospedagens, translados, o que fazer em cada cidade… Tudo que se possa imaginar foi planejado segundo ele, porém num belo dia, os três se enrolaram num passeio e perderam o voo low cost, que é um termo usado para companhias aéreas de “baixo custo”, em tradução livre, de Lisboa para Madri. Detalhe, tinham que fazer check-in no hotel reservado em Madri ou perderíam também a hospedagem por no-show.
Em seu planejamento, estava tudo cronometrado, mas imprevistos acontecem…
Então diante da situação no lugar de se desesperarem, procuraram um ponto de wi-fi e foram em busca da melhor solução para a ocasião que foi, irem de ônibus ao invés de comprar uma passagem de última hora, pois o preço do bilhete de ônibus estava muito mais compensativo.
Resultado: gasto imprevisto, perderam várias horas na estrada visto que de avião seria apenas 1h15m em média, consequentemente deixaram de aproveitar esse tempo curtindo a viagem, mas chegaram a tempo de fazer o check-in no hotel (menos mal)!
Em todo caso, foi tranquilo: tiveram um imprevisto e lidaram com ele da melhor forma, mas nem todo mundo agiria assim.
Viagem por agência:
Nesse caso tudo acontece por intermédio de um agente de turismo. Sua única preocupação é escolher o destino, a data que deseja viajar, quais pontos turísticos gostaria de conhecer e curtir sua viagem! E até nisso, um bom agente de turismo pode te ajudar, sugerindo passeios, bares, restaurantes e outros entretenimentos.
Mas não quero ficar preso a passeios: não é pelo fato de fechar sua viagem com uma agência que você obrigatorimente precisa comprar tudo que é oferecido. Contrate apenas aquilo que coincida com suas expectativas e orçamento.
Você deve estar pensando: mas eles só vão me recomendar lugares onde ganham comissão pela indicação e consequentemente encaressem a viagem.
E a resposta é SIM! Em praticamente 80 a 90% das sugestões! Mas atente-se que só recomendarão lugares e parceiros de confiança!
Logo você será bem assistido onde quer que esteja.
Então viajar por agência é melhor porque não tem imprevistos?
Não! Viajar por agência é melhor pelo comodismo, pois caso haja algum imprevisto, você contata seu agente de turismo e ele(a) é quem vai cuidar do pepino… Enquanto você se senta em algum café e saboreia um delicioso cappuccino, refri, cervejinha…
Com a demanda resolvida ele(a) te retorna com as coordenadas do que fazer.
A vida é muito mais simples com uma agência de viagem! Pode sim vez ou outra ser um pouco mais caro do que viajar por conta própria, porém o prazer é outro…
Imagine-se chegando num país do outro lado do continente e ao descer do avião e passar pela imigração (detalhe: provavelmente você já saíra do Brasil sabendo exatamente o que fazer), na porta do aeroporto está um rapaz com uma plaquinha escrita SEU NOME. Isso é maravilhoso!
Afinal você não precisa sofrer com a questão de saber pra que lado fica o hotel ou qual o meio mais conveniente e de menor custo. Não terá a dúvida de ser enganado pelo taxista/uber fazendo uma rota maior… Em fim, uma infinidade de medos possíveis.
Sobretudo isso não se aplica apenas para viagens internacionais. Viajar, mesmo dentro do nosso maravilhoso Brasil pode ser uma dor de cabeça se você não estiver preparado ou não tiver com quem contar.
Finalizando, viajar por conta própria é sim bom, gostoso, libertador! Para quem curte e está preparado para esse tipo de viagem, assim como viajar por agência é a melhor opção para quem quer tranquilidade e saber com quem contar em caso de necessidade.
Nossa sugestão é que você viaje!
Seja só, acompanhado, por conta própria ou por uma agência, nós da M&I turismo queremos mesmo é ver você feliz curtindo as férias do seu sonhos!
Saiba que para isso estamos prontos para ajudar no que precisar. Na sua próxima viagem faça uma cotação conosco antes de fechar em qualquer lugar!
E aí, qual a sua vibe: viajar por conta própria ou com o conforto e suporte de uma agência? Deixe nos comentários a sua opinião!
Nos vemos por aqui em breve e pelo mundo a qualquer momento…